bailaroska

Bailaroska. (Quase) desde sempre e para sempre. Mesmo quando as pernas já não executarem um perfeito arabesque, quando os pés não aguentarem as pontas e o equilíbrio se for. Porque mais do que uma ocupação, ser bailarina é um estado de espírito e um modo de vida. O meu. Aqui fica o relato das minhas piruetas, dentro e fora dos palcos...

quinta-feira, maio 12, 2005

A "nossa" Princesa

Santa Joana

Hoje é feriado em Aveiro, em honra da nossa padroeira, Santa Joana Princesa.

S. Joana era filha do rei D. Afonso V e de D. Isabel. Por não haver sucessor, logo no berço se tornou princesa herdeira do reino, titulo que pela primeira vez se dava em Portugal. Alguns príncipes desejaram tê-la por esposa, porém a princesa todos rejeitou, porque o seu maior desejo era consagrar-se a Deus.
Em 1471 conseguiu, ainda que contra vontade de D. Afonso, dada a falta de sucessores ao trono, a entrada no claustro. Resolveu recolher-se no convento de Jesus de Aveiro da ordens de S. Domingos, por ter fama de grande austeridade.
Aí faleceu a 12 de Maio de 1490.
Pelas suas virtudes o povo principiou a considerá-la santa, tendo sido canonizada a 4 de Abril de 1693.

Na história de Santa Joana existe uma lenda que desde pequena sempre me comoveu e fascinou: no dia do seu funeral, as flores das árvores caíam à medida que o cortejo fúnebre passava com o caixão, como se a própria natureza mostrasse o seu desgosto pela morte da princesa.

Lindo, não?

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home