bailaroska

Bailaroska. (Quase) desde sempre e para sempre. Mesmo quando as pernas já não executarem um perfeito arabesque, quando os pés não aguentarem as pontas e o equilíbrio se for. Porque mais do que uma ocupação, ser bailarina é um estado de espírito e um modo de vida. O meu. Aqui fica o relato das minhas piruetas, dentro e fora dos palcos...

segunda-feira, junho 26, 2006

Explosão de alegria e nervos

Andar de avião e jogos da Selecção: são duas situações que me fazem perder anos de vida. Felizmente, este fim-de-semana só tive de passar por uma delas, caso contrário seria uma verdadeira anciã que estaria a dirigir-vos estas palavras.
O fim de semana previa-se de alegria e nervos. Começou cedo.

Às 16h de sexta saí do Cartório rumo a Braga para o S. João 2006 (evento internacionalmente aguardado). Não sem antes o PuntoBus fazer paragem obrigatória no Porto para abastecimento de primos.
Quase duas horas e meia depois, após muitas filas e buzinadelas (é o que faz atracessar a Invicta a uma sexta à tarde em dia de S. João), chegámos ao nosso destino.
As agruras da viagem foram prontamente esquecidas com um belo mergulho na piscina dos meus tios, seguido de um lanche retemperador.

As saborosas sardinhas e as inúmeras e calóricas sobremesas antecederam um dos pontos altos da noite: o lançamento do balão, modalidade em que começamos a ficar peritos e que pensamos propor ao Comité Olímpico como modalidade dos próximos jogos.
Como com a família Ferreira é tudo em grande, eis que são lançados não um mas dois balões. Após a foto para a posteridade dos "engenheiros do balão" e 20 minutos de nariz espetado no ar (10 minutos para cada um dos balõezinhos se transformar num pontinho de luz que desaparece no firmamento), os membros mais arrojados da trupe lançam-se numa dança desvairada a que apelidam de marchas populares.
Inadvertidamente, sou puxada pelo mais louco dos foliões, que após alguns rodopios quase me faz vomitar o jantar (eu é mais ballet... e bolos!). Já recuperada do susto, parto com o resto dos membros (os que ainda têm boas perninhas para andar e cachola para as marretadas) em direcção à Avenida.
Este ano fui desarmada, pelo que naquela Guerra de martelos e alhos-porro, levo, mas não dou. Avenida acima, avenida abaixo, está o passeio cumprido. A cabecita ressente-se dos amassos, razão mais que suficiente para atacar um caldinho verde ao chegar a casa.

O S. João ainda mal terminou e já me encontro a rezar a todos os santos para que os nossos Tugas nos façam erguer as bandeiras em comemoração uma vez mais.
Por favor, Deus meu, permitai que cheguemos à próxima fase!
O Rui Costa já não faz parte dos 23, mas é vestindo a camisola nº 10 que vejo todos os jogos. Esta vai ficando encharcada de ansiedade, o cachecol, comprado há 10 anos aquando do 1º jogo que vi da Selecção, é torcido, mordido e agitado. O coração bate desvairadamente e a voz fica rouca de gritos de incentivo e desespero.

A história do jogo todos conhecemos.
ESTAMOS NOS QUARTOS DE FINAL!!!!!!!!
VIVA A NOSSA SELECÇÃO!!!!!!!!!!
Obrigada, rapazes!

4 Comments:

  • At 27/6/06 02:13, Blogger teste said…

    grande fim de semana!!

     
  • At 27/6/06 13:42, Blogger Taralhoca said…

    Pensar que nem dei plo S. joão a passar... Não me queres levar na próxima? Se te fartares de mim mandas-me com um dos balões...

    PS: mais uma vitória... tens noção que estamos a 3 vitórias do teu nu integral?

     
  • At 29/6/06 13:14, Blogger Ameixinha Verde said…

    Sardinhas.... apetece-me sardinhas! Com salada com resmas de cebola e pepino e broa!

     
  • At 4/5/09 12:01, Anonymous Anónimo said…

    Olá.
    Ao visualizar o seu blog, especialmente ao comentário que fez relacionado ao S.João de 2006, peço a sua melhor atenção para o seguinte pedido.
    Sou integrante da TURMA LUSA DE LISBOA, um pequeno grupo organizado que dedica uma parte do tempo em manter a arte e tradição na construção e lançamento de balões de S. João. Em pesquisa feita através da net, temos notado que existem muitos adeptos e praticantes desta modalidade, principalmente quando chega a época dos santos populares. Vi seu comentário em relação ao S. João de 2006, inclusive relacionando a familia Ferreira que lançaram 2 balões nessa noite. Nós aqui em Lisboa apesar desta tradição estar um pouco desaparecida, ainda vamos fazendo a diferença. Lançamos recentemente um informativo virtual, denominado "Pirilampo", que noticia tudo e divulga imagens dos balões lançado por todo o País, do qual enviamos por mail a vários praticantes e aficcionados. A finalidade é dar voz a todos os praticantes desta arte, e de futuro quem sabe podermos fazer uma associação que englobe todos, onde assim poderíamos até quem sabe organizar festivais de balões sanjoaninos, a nivel do que exactamente acontece em outros países. Por isso gostaríamos de contar com a vossa colaboração, do qual poderia ser, nos enviando fotos de lançamento de seus balões, mesmo que tenha sido em outros anos anteriores, bem como algum acontecimento ou história pela qual tenha passado em relação a essa tradição e que possa ser útil para publicarmos em nosso informativo que já vai no sexto número editado. Estamos pensando também em lançar um site sobre balões, mas ainda estamos em fase de projecto.
    Agradeço desde já toda a sua atenção e espero que seja positiva a sua resposta.
    O nosso e-mail é:
    turma.lusa@hotmail.com
    Ficamos a aguardar o seu contacto, onde depois enviaremos também o informativo "Pirilampo" para poder apreciar nossa dedicação a arte baloeira.
    Sem mais de momento, subscrevo-me
    Atenciosamente.

    Francisco Silva
    TURMA LUSA DE LISBOA
    "Balão no céu, alegria na terra"
    E-mail: turma.lusa@hotmail.com

     

Enviar um comentário

<< Home