bailaroska

Bailaroska. (Quase) desde sempre e para sempre. Mesmo quando as pernas já não executarem um perfeito arabesque, quando os pés não aguentarem as pontas e o equilíbrio se for. Porque mais do que uma ocupação, ser bailarina é um estado de espírito e um modo de vida. O meu. Aqui fica o relato das minhas piruetas, dentro e fora dos palcos...

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Fim das festividades

Em Aveiro, a época festiva termina mais tarde.
Vem o Natal, o Ano Novo, os Reis... e por fim o S. Gonçalinho.

O mesmo será dizer que andamos perto de um mês em constante aguçar das papilas gustativas e alargamento da zona abdominal.
Ele são as rabanadas, a aletria e os formigos no Natal; depois, os bolos variados numa mesa permanentemente posta; o bolo-rei não falta (frutas cristalizadas minuciosamente retiradas) e por fim as cavacas de S. Gonçalinho.

Para mim, quanto mais duras melhor (tenho bons dentes, sempre me disse o meu dentista). E as que me sabem verdadeiramente bem são as apanhadas do cimo da capela. Mas a temeridade já não é tanta como há uns anos atrás...
Quando era gaiata (aqui, uma inequívoca influência Taralhocal), divertia-me a passar uma tarde de nariz para o ar, à espera que o sino tocasse a anunciar mais uma "chuva" de cavacas. E apanhava-as: se não nas mãos (ainda pequenas), do chão onde elas caíam (uma sacudidela e já está).
Hoje, gosto de observar a uma distância de segurança e esperar que uma caia perto de mim...

Na 2ª feira, a arruada percorre toda a beira-mar. De braço dado, vamos dançando e cantando as músicas tradicionais do Santo (cada vez mais, intercaladas com Quim Barreiros e afins...). Breves (ou não) paragens frente às moradas dos mordomos, para abastecimento dos mesmos e bailarico entre o povo.
A romaria termina dentro da capela, pequena e lotada, cheia de gente e de música, de emoção e devoção.
A ceia em casa da Sofia não falta. Gosto daquela casa de paredes altas, do jantar tradicional preparado pelas hábeis mãos da D. Elisabete, das histórias da Beira-Mar, do ambiente familiar à volta da mesa.
Gosto do S. Gonçalinho.
Até para o ano.

3 Comments:

  • At 17/1/08 16:48, Blogger Ana said…

    Resumindo e baralhando, este mês de Dezembro e de Janeiro são a perfeita desculpa para comermos e comermos e comermos e... Tu já sabes lol

    Beijinhos*

     
  • At 17/1/08 18:25, Anonymous Anónimo said…

    Oláa.. seu blo é muito bonito , eu sou barsileira e tb sou bailarina !
    minha ci vai fazer o magico de oz esse ano talvez \o
    Um beijo
    ;*
    Lívia Muñoz


    ahh c quiser manter contato meu msn eh :liviaamunhoz@hotmail.com

     
  • At 18/1/08 11:56, Blogger bailaroska said…

    Ana, a verdade é que eu não preciso de muitas descilpas para comer vorazmente, mas vou tentando controlar-me. Mas em Dezembro é absolutamente impossível (nem tento, sequer!)

    Livia, vou adicionar-te no msn. Vai dando notícias sobre a tua companhia e sobre esse espectáculo.
    Beijo

     

Enviar um comentário

<< Home