bailaroska

Bailaroska. (Quase) desde sempre e para sempre. Mesmo quando as pernas já não executarem um perfeito arabesque, quando os pés não aguentarem as pontas e o equilíbrio se for. Porque mais do que uma ocupação, ser bailarina é um estado de espírito e um modo de vida. O meu. Aqui fica o relato das minhas piruetas, dentro e fora dos palcos...

sexta-feira, março 30, 2007

O que é Nacional é bom

A CNB (Companhia Nacional de Bailado) comemora em 2007 30 anos de existência. 3 décadas dedicadas à mais bela das artes, com uma qualidade que deve ser reconhecida.
A pretexto das comemorações, apresentaram ontem no Teatro Aveirense 4 coreografias, dentro do neoclássico e contemporâneo. Adorei!

William Forsythe

Mas irrita-me ver como o público, pelo menos o aveirense, apenas se entusiasma a ver um espectáculo de ballet quando este é apresentado por uma companhia russa e se trata de um bailado pertencente ao repertório ultra clássico!

Parece que a palavra Nacional, aliada à falta de um nome familiar como "Lago dos Cisnes", "Giselle" ou "Quebra Nozes" faz perder todo o encanto...

Por favor, estou farta de russos de qualidade duvidosa, guarda roupa foleiro, perucas ridículas e coreografias intocadas há séculos!
Fazem falta os novos coreógrafos, as novas escolas e a reinvenção de bailados e de toda a encenação envolvente.

Por isso, me sinto muito mais motivada a ver a nossa Companhia do que um Teatrovski qualquer.
Há muito bailarino em Portugal a merecer ser visto e aplaudido, sejam profissonais ou amadores.

Dêem-lhes pelo menos o benefício da dúvida... Vão surpreender-se!

PS, fica é a vontade de chegar, pelo menos, aos calcanhares deles...

2 Comments:

  • At 31/3/07 13:05, Anonymous Anónimo said…

    teatrovsky é bem!!

    e acho que tens toda a razão.

     
  • At 3/4/07 17:25, Blogger Taralhoca said…

    Ainda continuamos a ser provincianos, o que vem de fora ´
    é que é bom, mesmo que já fora do prazo...

     

Enviar um comentário

<< Home